O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica

Autores

  • José Luiz Magalhães de Freitas
  • Anete Valeria Masson Coimbra de Lima
  • Maysa Ferreira da Silva

Palavras-chave:

números inteiros, regularidades, álgebra, pré-vestibulandos.

Resumo

Nesta sinopse de trabalhos realizados com pré-vestibulandos de dois grupos de níveis socioeconômicosdiferentes são analisadas produções e dificuldades de alunos diante desituações-problema envolvendo conteúdos de divisibilidade, paridade e padrões emsequências numéricas, tomando como base de cálculo o conjunto dos números inteiros. Parao desenvolvimento experimental foram elaboradas sequências de atividades desenvolvidasem encontros semanais com os participantes. De modo geral, os alunos se envolveram nasatividades, o que permitiu analisar dificuldades, conceitos mobilizados e indícios deaprendizagens, não só quanto à forma de apresentação das produções escritas, mas tambémquanto aos níveis de conhecimento dos conteúdos aritméticos e algébricos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

Freitas, J. L. M. de, Lima, A. V. M. C. de, & Silva, M. F. da. (1). O Conjunto dos Números Inteiros Como Campo Experimental Para Introdução da Álgebra na Educação Básica. Educação Matemática Em Revista, 04 - 12. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/220

Edição

Seção

Artigo Teórico