Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações

Autores

  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Morgana Domênica Hattge Universidade do Vale do Taquari-Univates

Palavras-chave:

Etnomatemática. Educação matemática. Ensino. Educação de surdos.

Resumo

Este artigo apresenta algumas conexões entre a Etnomatemática – campo da educação matemática que compreende a construção de conhecimentos por meio de práticas culturais – e o ensino de surdos. As contribuições consistem em um ensaio teórico, que faz parte uma pesquisa de doutorado, em andamento, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade gaúcha. Esta se delineia como uma pesquisa qualitativa, pautada em teóricos que investigam a Etnomatemática e a educação de surdos numa perspectiva pós-estruturalista. Nessa ótica, o ensino de matemáticas, direcionado a estes sujeitos, pode ser amplamente potencializado se levarmos em consideração que são um grupo específico, com cultura surda, manifestada por aspectos como sua visualidade, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua apreensão de mundo. Nesse cenário, a Etnomatemática permite que tais especificidades sejam valorizadas e respeitadas na mediação, possibilitando aprendizagens consistentes, assim como interações com as diferentes situações que envolvem conhecimentos matemáticos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra e doutoranda em Ensino (Univates). Professora da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Doutora em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação  em Ensino e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari-Univates.

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Doutora em Educação. Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do PPG Ensino Universidade do Vale do Taquari - Univates

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Agapito, F. M., Giongo, I. M., & Hattge, M. D. (2019). Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 177-189. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1978

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva