Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações

Autores/as

  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari-Univates
  • Morgana Domênica Hattge Universidade do Vale do Taquari-Univates

Palabras clave:

Etnomatemática. Educação matemática. Ensino. Educação de surdos.

Resumen

Este artigo apresenta algumas conexões entre a Etnomatemática – campo da educação matemática que compreende a construção de conhecimentos por meio de práticas culturais – e o ensino de surdos. As contribuições consistem em um ensaio teórico, que faz parte uma pesquisa de doutorado, em andamento, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Universidade gaúcha. Esta se delineia como uma pesquisa qualitativa, pautada em teóricos que investigam a Etnomatemática e a educação de surdos numa perspectiva pós-estruturalista. Nessa ótica, o ensino de matemáticas, direcionado a estes sujeitos, pode ser amplamente potencializado se levarmos em consideração que são um grupo específico, com cultura surda, manifestada por aspectos como sua visualidade, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua apreensão de mundo. Nesse cenário, a Etnomatemática permite que tais especificidades sejam valorizadas e respeitadas na mediação, possibilitando aprendizagens consistentes, assim como interações com as diferentes situações que envolvem conhecimentos matemáticos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra e doutoranda em Ensino (Univates). Professora da Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Doutora em Educação. Coordenadora do Programa de Pós-graduação  em Ensino e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Universidade do Vale do Taquari-Univates.

Morgana Domênica Hattge, Universidade do Vale do Taquari-Univates

Doutora em Educação. Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do PPG Ensino Universidade do Vale do Taquari - Univates

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Agapito, F. M., Giongo, I. M., & Hattge, M. D. (2019). Etnomatemática e ensino de surdos: possíveis aproximações. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 177-189. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1978

Número

Sección

Educação Matemática na Escola Inclusiva