Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1877Resumo
O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.