Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1877

Resumen

O artigo apresenta uma investigação que busca compreender o que ocorre no entrelaçamento de compreensões fenomenológicas com a prática docente na Educação Infantil do ponto de vista daquele que vivencia um processo de formação continuada e realiza a prática. A pesquisa analisa a caminhada investigativa percorrida por uma professora da Educação Infantil ao inquerir sobre a alfabetização aritmética numa perspectiva fenomenológica. Tomou-se o registro das vivências da docente, referentes a sua pratica mescladas ao intuito de pesquisar, como texto solo de análise fundamentada na hermenêutica filosófica. Os principais resultados dessa pesquisa dizem respeito às mudanças conceituais sobre a Matemática, as quais provocam mudanças atitudinais didático-pedagógicas. Também, vislumbra-se a possibilidade de ser a própria prática docente, quando investigada, um meio para construir conhecimento educacional matemático sobre o conhecimento matemático adquirido culturalmente.

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Biografía del autor/a

Verilda Speridião kluth, UNIFESP

Departamento de Ciêncais Exata e da Terra - Educação Matemática

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

kluth, V. S., & Cordeiro, R. A. (2020). Compreensões Fenomenológicas sobre a Alfabetização Aritmética: seus reflexos na formação e prática de uma docente da Educação Infantil. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 97 - 113. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1877

Número

Sección

Artigos