Tendências didático-pedagógicas no ensino de geometria: um olhar sobre os trabalhos apresentados nos ENEMs

Autores

  • José Antonio Andrade Universidade São Francisco - USF
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco - USF

Resumo

Neste estudo, analisamos os Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEMs), com o objetivo de discutir a atual tendência didático-pedagógica no ensino de geometria, identificar os principais grupos de pesquisa e os referenciais teóricos de suporte. Aborda-se, simultaneamente, o movimento da produção no campo da Geometria Experimental e no da Geometria em ambientes Computacionais. Constatou-se que o ensino de geometria vem se pautando em abordagens mais exploratórias, em que os aspectos experimental e teórico do pensamento geométrico são considerados, quer na utilização de diferentes mídias, quer em contextos de aulas mais dialogadas com produção e negociação de significados, quer na utilização de softwares de geometria dinâmica. Constata-se ser significativo o número de trabalhos que vêm discutindo o papel das provas e argumentações no ensino da geometria, além de uma preocupação mais recente, com discussões de aspectos epistemológicos do pensamento geométrico, como a visualização e representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-01-12

Como Citar

Andrade, J. A., & Nacarato, A. M. (2019). Tendências didático-pedagógicas no ensino de geometria: um olhar sobre os trabalhos apresentados nos ENEMs. Educação Matemática Em Revista, 61-70. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1701

Edição

Seção

Artigos