Análise da produção escrita em matemática: um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem de matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1610Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as produções escritas de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, no conteúdo de potenciação com números inteiros, conforme o desenvolvimento do pensamento matemático expresso em suas avaliações. O estudo considerou a literatura atual no ensino de avaliação e produção escrita em Matemática, apresentada por Buriasco e Viola dos Santos. O material de análise foi constituído pelas avaliações escritas da disciplina de Matemática do ano de 2016, realizadas em escolas particulares de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O estudo apresenta uma amostra de como a prática do uso da análise da produção escrita em Matemática tem contribuído na elaboração de estratégias de intervenções a serem usadas pelos professores em sala de aula, em especial o que acompanham os alunos em atividades extraclasses, bem como favorecido a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática.