Análise da produção escrita em matemática: um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem de matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1610

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação desenvolvida com o objetivo de analisar as produções escritas de estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, no conteúdo de potenciação com números inteiros, conforme o desenvolvimento do pensamento matemático expresso em suas avaliações. O estudo considerou a literatura atual no ensino de avaliação e produção escrita em Matemática, apresentada por Buriasco e Viola dos Santos. O material de análise foi constituído pelas avaliações escritas da disciplina de Matemática do ano de 2016, realizadas em escolas particulares de Ensino Fundamental do Distrito Federal. O estudo apresenta uma amostra de como a prática do uso da análise da produção escrita em Matemática tem contribuído na elaboração de estratégias de intervenções a serem usadas pelos professores em sala de aula, em especial o que acompanham os alunos em atividades extraclasses, bem como favorecido a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Universidade de Brasília

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/2018). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Projeção (2016). Tem experiência na área profissional: 1) PIBID matemática PROJEÇÃO; 2) Atuou como Educador social voluntário pela SEDF (2014) em instituições públicas do Distrito Federal; 3) Trabalhou na Cognição Atendimento Multidisciplinar (2015), contribuindo para a melhoria da aprendizagem Matemática de estudantes com dificuldade na aprendizagem Matemática; 4) É integrante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática- DF(2014), frente as atividades; 5) Atuou na educação infantil em Matemática pelo projeto "O círculo da Matemática no Brasil (2016); 6) Trabalhou como professor regente no colégio Alub (2017); 7) Atua como professor regente na Secretária de Educação do Distrito Federal (2017); 8)É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação em Educação Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB); 9) É membro do grupo Dzeta Investigações em Educação Matemática (UnB); 10) É membro do grupo Formação do Professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno (UnB).

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Os autores agradecem à Universidade de Brasília – UnB, ao Grupo Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM e à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF, financiadora do Projeto de Pesquisa “Formação do professor de Matemática na Perspectiva da Educação do Campo: formação e prática docente, didáticas específicas de Matemática e acompanhamento da aprendizagem do aluno”, pelo apoio

Publicado

2019-10-21

Cómo citar

Lima, P. V. P. de, & Moreira, G. E. (2019). Análise da produção escrita em matemática: um novo olhar sobre o ensino e aprendizagem de matemática. Educação Matemática Em Revista, 24(63), 51-72. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1610

Número

Sección

Artigos