O que meu aluno sabe sobre multiplicação?
Palavras-chave:
Formação Continuada, Multiplicação, Estratégias dos alunos.Resumo
Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.