O que meu aluno sabe sobre multiplicação?

Authors

  • Maria Rita Lima Santos de Almeida Centro de Atenção Integrada a Criança e Adolescente Darcy Ribeiro
  • Luana Cerqueira de Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz

Keywords:

Formação Continuada, Multiplicação, Estratégias dos alunos.

Abstract

Esse relato tem como objetivo fomentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma atividade, planejada a partir de um processo formativo sobre as estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola pública da rede municipal e fez parte de um projeto de pesquisa coordenado por uma Rede formada por universidades situadas na Bahia, Ceará e Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, apresenta-se a experiência vivenciada por uma das professoras participantes, que atuava no 3º ano do ensino fundamental I. A ação aqui relatada diz respeito às reflexões feitas pela professora ao buscar identificar se seus alunos têm algum conhecimento sobre multiplicação, antes de ver esse conteúdo oficialmente em ambiente escolar. Foram trabalhadas duas situações-problema; para tanto, se disponibilizou materiais concretos para auxiliá-los no momento da resolução. Foi possível observar que os alunos têm conhecimentos prévios do campo multiplicativo, antes de ver esse conteúdo em ambiente escolar.


Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-06-29

How to Cite

Almeida, M. R. L. S. de, Almeida, L. C. de, & Santana, E. R. dos S. (2019). O que meu aluno sabe sobre multiplicação?. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 155-165. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1606

Issue

Section

Relatos de Experiência