Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Estágio. Ensino de Matemática. Formação Docente.Resumo
Este artigo relata vivências do Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, que objetiva aproximar os acadêmicos da realidade escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. É um tempo e espaço de reflexão na formação inicial do futuro professor de Matemática que serve para observar, participar, problematizar, trocar ideias, interagir com os professores regentes das turmas e com os alunos, tendo oportunidade de consolidar, questionar e reelaborar as ideias relativas ao ensino de Matemática. O texto relata as observações e o acompanhamento dos processos de organização do ensino e da aprendizagem dos alunos, a proposta pedagógica da escola e o contexto no qual ela está inserida. Este estágio de observação criou expectativas de como exercer um bom trabalho no estágio de regência, identificando posturas e metas diante da realidade observada. Mostrou-se também um momento de consolidação profissional e de fortalecimento da identidade docente.