Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental

Autores

  • Siomara Cristina Broch IFFarroupilha
  • Kadja Silveira Lima IFFarroupilha
  • Natália Alessandra Kegler IFFarroupilha

Palavras-chave:

Estágio. Ensino de Matemática. Formação Docente.

Resumo

Este artigo relata vivências do Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, que objetiva aproximar os acadêmicos da realidade escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. É um tempo e espaço de reflexão na formação inicial do futuro professor de Matemática que serve para observar, participar, problematizar, trocar ideias, interagir com os professores regentes das turmas e com os alunos, tendo oportunidade de consolidar, questionar e reelaborar as ideias relativas ao ensino de Matemática. O texto relata as observações e o acompanhamento dos processos de organização do ensino e da aprendizagem dos alunos, a proposta pedagógica da escola e o contexto no qual ela está inserida. Este estágio de observação criou expectativas de como exercer um bom trabalho no estágio de regência, identificando posturas e metas diante da realidade observada. Mostrou-se também um momento de consolidação profissional e de fortalecimento da identidade docente.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Siomara Cristina Broch, IFFarroupilha

Docente na área de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática

Kadja Silveira Lima, IFFarroupilha

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática

Natália Alessandra Kegler, IFFarroupilha

Docente Substituda no Curso de Licenciaura em Matemática

Publicado

2019-06-29

Como Citar

Broch, S. C., Lima, K. S., & Kegler, N. A. (2019). Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 166-177. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1604

Edição

Seção

Relatos de Experiência