Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental

Authors

  • Siomara Cristina Broch IFFarroupilha
  • Kadja Silveira Lima IFFarroupilha
  • Natália Alessandra Kegler IFFarroupilha

Keywords:

Estágio. Ensino de Matemática. Formação Docente.

Abstract

Este artigo relata vivências do Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Matemática, que objetiva aproximar os acadêmicos da realidade escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. É um tempo e espaço de reflexão na formação inicial do futuro professor de Matemática que serve para observar, participar, problematizar, trocar ideias, interagir com os professores regentes das turmas e com os alunos, tendo oportunidade de consolidar, questionar e reelaborar as ideias relativas ao ensino de Matemática. O texto relata as observações e o acompanhamento dos processos de organização do ensino e da aprendizagem dos alunos, a proposta pedagógica da escola e o contexto no qual ela está inserida. Este estágio de observação criou expectativas de como exercer um bom trabalho no estágio de regência, identificando posturas e metas diante da realidade observada. Mostrou-se também um momento de consolidação profissional e de fortalecimento da identidade docente.      

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Siomara Cristina Broch, IFFarroupilha

Docente na área de Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática

Kadja Silveira Lima, IFFarroupilha

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática

Natália Alessandra Kegler, IFFarroupilha

Docente Substituda no Curso de Licenciaura em Matemática

Published

2019-06-29

How to Cite

Broch, S. C., Lima, K. S., & Kegler, N. A. (2019). Vivências de estágio de observação no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 166-177. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1604

Issue

Section

Relatos de Experiência