Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã

Autores

  • Claudino Rodrigues Filho E. E. Prof. Abigail de Azevedo Grillo
  • Célia Margutti do Amaral Gurgel Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Resumo

A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-01-11

Como Citar

Filho, C. R., & Gurgel, C. M. do A. (2018). Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã. Educação Matemática Em Revista, (12), 46-54. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102

Edição

Seção

Artigos