Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã

Autores/as

  • Claudino Rodrigues Filho E. E. Prof. Abigail de Azevedo Grillo
  • Célia Margutti do Amaral Gurgel Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Resumen

A educação matemática, na sua relação com a sociedade, tecnologias e outros campos de saber, tem revelado grande complexidade de natureza sócio-cultural no processo de seu ensino e aprendizagem, sobretudo, em torno das interações sociais e aspectos discursivos decorrentes entre professores e alunos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo principal descrever e refletir sobre alguns aspectos interativos e discursivos observados entre fevereiro e abril de 2000 durante as aulas de duas professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de São Paulo. Durante 35 horas as docentes foram acompanhadas através de observação participante revelando traços de suas relações pedagógicas bastante significativos para o ensino e aprendizagem da matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-01-11

Cómo citar

Filho, C. R., & Gurgel, C. M. do A. (2018). Aspectos interativos e discursivos no ensino de matemática em séries iniciais: uma interpretaçã. Educação Matemática Em Revista, (12), 46-54. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1102

Número

Sección

Artigos