Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII

Autores

  • Geraldo Soares da Silva Junior
  • Gisele Soares Lemos Shaw

Resumo

Discute-se a importância da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática (VALENTE, 1999; PONTE, 2002) e, por meio de um estudo realizado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são apresentadas percepções de licenciandos e professores acerca das TIC no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa pautou-se em conhecer sobre como as TIC têm sido utilizadas pelos professores em seu processo pedagógico e sobre como os estudantes têm utilizado as TIC em seu processo formativo. Foram investigados 36 licenciandos em Matemática e três professores da instituição, por meio da análise de documento oficial do curso, questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de modo qualitativo. Observou-se que os licenciandos ainda possuem visões instrumentais do uso dessas tecnologias, que sua utilização está mais restrita a professores da área da informática, além da necessidade de uma abordagem mais explícita de uso das TIC no ensino de Matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Soares da Silva Junior, G., & Soares Lemos Shaw, G. (2018). Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 24-38. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008

Edição

Seção

Artigos