Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII

Autores/as

  • Geraldo Soares da Silva Junior
  • Gisele Soares Lemos Shaw

Resumen

Discute-se a importância da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Matemática (VALENTE, 1999; PONTE, 2002) e, por meio de um estudo realizado no Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), são apresentadas percepções de licenciandos e professores acerca das TIC no ensino de Matemática. O objetivo da pesquisa pautou-se em conhecer sobre como as TIC têm sido utilizadas pelos professores em seu processo pedagógico e sobre como os estudantes têm utilizado as TIC em seu processo formativo. Foram investigados 36 licenciandos em Matemática e três professores da instituição, por meio da análise de documento oficial do curso, questionário misto e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, de modo qualitativo. Observou-se que os licenciandos ainda possuem visões instrumentais do uso dessas tecnologias, que sua utilização está mais restrita a professores da área da informática, além da necessidade de uma abordagem mais explícita de uso das TIC no ensino de Matemática. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Soares da Silva Junior, G., & Soares Lemos Shaw, G. (2018). Percepções de licenciandos e professores e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Matemática: caso da Universidade do Estado da Bahia, campus VII. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 24-38. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1008

Número

Sección

Artigos