Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental

Autores/as

  • André Tavares Gonçalves Faculdade Promove de Sete Lagoas
  • Mauricio Reis e Silva Junior Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Wálmisson Régis de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São João Evangelista

Resumen

O artigo relata uma experiência prática sobre a Teoria dos Jogos e a sua aplicabilidade no ensino de Matemática nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia central foi identificar o poder de percepção dos alunos em detectar a melhor estratégia, baseada em tomadas de decisão, que os fizessem ganhar o jogo elaborado nesse contexto. A proposta foi realizada sem que eles tivessem conhecimento prévio da teoria que envolve uma ação estratégica. Foi apresentada uma matriz, com pares ordenados, baseados em ganhos e perdas. Os estudantes foram escolhidos aleatoriamente, dois a dois, e decidiram, através de análise da estrutura matricial e estratégias pessoais, os valores referentes às linhas e colunas, com o objetivo de maximizar ganhos e minimizar perdas. Os resultados obtidos na experiência vivenciada mostraram que os alunos se envolveram de forma diferenciada, mas com boa assimilação geral dos elementos relacionados à Teoria dos Jogos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Tavares Gonçalves, Faculdade Promove de Sete Lagoas

Departamento de Engenharia Área Matemática

Mauricio Reis e Silva Junior, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Departamento de Física e Matemática

Área: Física e Matemática

Wálmisson Régis de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São João Evangelista

Departamento de Matemática

Área Matemática

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Gonçalves, A. T., Junior, M. R. e S., & Almeida, W. R. de. (2018). Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 115-125. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976

Número

Sección

Relatos de Experiência