Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental

Authors

  • André Tavares Gonçalves Faculdade Promove de Sete Lagoas
  • Mauricio Reis e Silva Junior Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
  • Wálmisson Régis de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São João Evangelista

Abstract

O artigo relata uma experiência prática sobre a Teoria dos Jogos e a sua aplicabilidade no ensino de Matemática nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. A ideia central foi identificar o poder de percepção dos alunos em detectar a melhor estratégia, baseada em tomadas de decisão, que os fizessem ganhar o jogo elaborado nesse contexto. A proposta foi realizada sem que eles tivessem conhecimento prévio da teoria que envolve uma ação estratégica. Foi apresentada uma matriz, com pares ordenados, baseados em ganhos e perdas. Os estudantes foram escolhidos aleatoriamente, dois a dois, e decidiram, através de análise da estrutura matricial e estratégias pessoais, os valores referentes às linhas e colunas, com o objetivo de maximizar ganhos e minimizar perdas. Os resultados obtidos na experiência vivenciada mostraram que os alunos se envolveram de forma diferenciada, mas com boa assimilação geral dos elementos relacionados à Teoria dos Jogos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Tavares Gonçalves, Faculdade Promove de Sete Lagoas

Departamento de Engenharia Área Matemática

Mauricio Reis e Silva Junior, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Departamento de Física e Matemática

Área: Física e Matemática

Wálmisson Régis de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus São João Evangelista

Departamento de Matemática

Área Matemática

Published

2018-10-01

How to Cite

Gonçalves, A. T., Junior, M. R. e S., & Almeida, W. R. de. (2018). Teoria dos jogos: relato de uma experiência no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 23(59), 115-125. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/976

Issue

Section

Relatos de Experiência