Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases

Autores/as

  • Deire Lucia Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Ferderal -- SEDF

Palabras clave:

Avaliação formativa. Feedback. Prova em fases.

Resumen

Este artigo analisa a prática de uma professora de anos iniciais do ensino fundamental que transforma os momentos formais de avaliação das aprendizagens em matemática em períodos de discussão, reestruturação e ressignificação dessas aprendizagens. Desejando superar as dificuldades detectadas, ela encontra na prova em fases uma alternativa para se aproximar da perspectiva formativa da avaliação. Tal ação vem se consolidando e causando estranhamento a toda comunidade escolar. A mudança tem se fortalecido com estudos, reflexões sobre a prática, adaptações e ajustes ao uso da prova em fases. Os dados dessa pesquisa qualitativa explicativa foram coletados com entrevistas e observações e analisados utilizando Análise de Conteúdo. Concluiu-se que: o feedback e o envolvimento dos sujeitos com a própria aprendizagem são fatores que contribuíram para o sucesso da prova de matemática em fases; como obstáculo, constatou-se a falta de trabalho coletivo e de discussão entre os colegas da escola.

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Biografía del autor/a

Deire Lucia Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Ferderal -- SEDF

Doutoranda do Programa de Pós-Gradualção da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Oliveira, D. L. (2018). Em Busca de uma Avaliação Formativa: prova de matemática em fases. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 125-142. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/861

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática