Reflexões sobre o Papel da Avaliação no Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Emerson da Silva Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marta Maria Pontin Darsie Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumen

Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele se insere dentre os estudos que visam contribuir para o debate e a pesquisa com vistas à compreensão das práticas avaliativas na educação matemática de jovens e de adultos. Trata-se de um recorte de uma dissertação que abordou as concepções de avaliação, educação matemática e EJA de professores de Matemática dessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que as práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática devem ser ressignificadas na EJA, contrapondo-se às características classificatória e excludente, de modo que não se acrescente outros limites aos já impostos pela vida, para não significarem uma nova discriminação dos educandos, que retomam a escolarização e estão ávidos por se incluírem nos espaços socioculturais depois de serem excluídos precocemente da escola ou de jamais terem frequentado os bancos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto II do Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Ribeiro, E. da S., & Darsie, M. M. P. (2018). Reflexões sobre o Papel da Avaliação no Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 86-96. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/857

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática