Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral

Autores/as

  • Líviam Santana Fontes Universidade Estadual de Goiás
  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral. Licenciatura em Ciências e Matemática.

Resumen

Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre avaliação da aprendizagem na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, realizada com alunos e professores de licenciatura em Ciências e Matemática em uma universidade pública. É uma pesquisa qualitativa em que foram realizados questionários com os docentes da instituição, e entrevistas semiestruturadas com os alunos. O objetivo foi identificar as concepções de avaliação desses professores e apreender o modo como estes avaliam seus alunos. A análise dos dados desta pesquisa permite inferir que o modelo de avaliação predominante em Cálculo Diferencial e Integral, nessa instituição investigada, é o tradicional, que valoriza a memorização e a reprodução de conhecimentos prontos e acabados. Porém, há indicativos de mudanças na prática avaliativa, como, por exemplo, a utilização de instrumentos avaliativos diversificados e a preocupação de docentes com a aprendizagem dos seus alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Líviam Santana Fontes, Universidade Estadual de Goiás

Professora mestre em Educação em Ciências e Matemática dos cursos de licenciatura em Física e Matemática do Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás.

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

Professora do Curso de Pedagogia/Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Publicado

2017-10-23

Cómo citar

Fontes, L. S., & Rosa, D. E. G. (2017). Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 60-71. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/804

Número

Sección

Artigos