Princípios de De Lange na utilização de uma prova escrita em fases

Autores/as

  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina.

Palabras clave:

Educação Matemática. Avaliação da Aprendizagem. Prova Escrita em Fases. Princípios de De Lange.

Resumen

Neste texto, como possibilidade de ser uma ressignificação da tradicional prova escrita, apresentam-se alguns aspectos de uma possível dinâmica com o instrumento de avaliação Prova em Fases. Ancorados em uma perspectiva de avaliação como oportunidade de aprendizagem, destacam-se os princípios de elaboração de uma prova escrita desenvolvidos por De Lange o que se evidencia em um estudo, na direção de provocar uma reflexão a respeito de possíveis encaminhamentos pedagógicos a partir da produção escrita de alunos. Nesta discussão, a Prova em Fases revela-se um recurso profícuo para o ensino, a aprendizagem e a avaliação, permitindo ao professor recolher informações e guiar o aluno em seu processo de aprendizagem. 

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Biografía del autor/a

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, campus Londrina.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Mendes, M. T., & Buriasco, R. L. C. de. (2018). Princípios de De Lange na utilização de uma prova escrita em fases. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 10-20. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/803

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática