Uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): em discussão as tarefas escolares de matemática e a formação de professores

Autores/as

  • Daniele Cristina da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Lacanallo Figueiredo Arrais Universidade Estadual de Maringá
  • Jani Alves da Silva Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Formação continuada de professores. Ensino de Matemática. Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Resumen

O objetivo neste artigo é analisar tarefas de matemática propostas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, tendo como fonte os cadernos de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do Noroeste do Paraná. Apresenta-se a concepção de matemática e a relação com os programas de formação continuada ofertados aos professores alfabetizadores, discute-se a formação no PNAIC e a proposta de trabalho no ensino da matemática em sala de aula e analisam-se as tarefas dos escolares do 1o ano contidas em seus cadernos. Os resultados do estudo contribuem para a melhor organização dos programas de formação continuada de professores e com os estudos relacionados à organização do ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização.

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Biografía del autor/a

Daniele Cristina da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá

Pequisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE-CNPQ)

Luciana Lacanallo Figueiredo Arrais, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Pequisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” – GENTEE/CNPq

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação – GEPEFI/CNPq

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá

Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” – GENTEE/CNPq

Publicado

2017-10-23

Cómo citar

Silva, D. C. da, Arrais, L. L. F., Moreira, J. A. da S., & Moraes, S. P. G. de. (2017). Uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): em discussão as tarefas escolares de matemática e a formação de professores. Educação Matemática Em Revista, 22(55), 72-93. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/791

Número

Sección

Artigos