Reflexões de uma Professora do 3º Ano do Ensino Fundamental sobre a Realização de uma Atividade multiplicativa no âmbito de uma Formação Continuada baseada na espiral RePARe

Autores/as

  • Taianá Silva Pinheiro Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Adriana Costa Santos da Silva Prefeitura Municipal de Ilheus
  • Sandra Maria Pinto Magina Universidade Estadual de Santa Cruz

Palabras clave:

Formação, reflexão, experiência pedagógica

Resumen

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a realização de uma atividade desenvolvida a partir de uma formação continuada sobre o estudo das estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola da rede municipal de Ilhéus e faz parte de um projeto de pesquisa, mediado por um grupo de pesquisadores da UESC. A atividade abordava produto de medidas e foi desenvolvida em quatro etapas: (a) contação de história, (b) uso de instrumentos de medida e realização de atividades no livro didático do aluno, (c) medição da sala de aula e (d) resolução de duas situações-problema para sistematizar o conteúdo. O relato traz no aporte teórico de Tardif (2005), Nóvoa (1997), Santos (2015), Magina (2008, 2016). A partir da ação de refletir a prática pedagógica dentro dos fundamentos teóricos,pôde-se desmistificar a ideia arcaica de que a Matemática fosse apenas cálculos, viu-se que é possível, sim, aprender e ensinar essa disciplina de forma contextualizada e significativa.

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Publicado

2017-07-21

Cómo citar

Pinheiro, T. S., Santos da Silva, A. C., & Magina, S. M. P. (2017). Reflexões de uma Professora do 3º Ano do Ensino Fundamental sobre a Realização de uma Atividade multiplicativa no âmbito de uma Formação Continuada baseada na espiral RePARe. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 89-97. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/782

Número

Sección

Relatos de Experiência