Avaliação como Ação Educativa na Perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas

Autores/as

  • Deise Aparecida Peralta Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Alana Fuzaro de Barros Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Palabras clave:

Avaliação, Teoria da Ação Comunicativa, Ação Educativa, Escola Maria Peregrina

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica de avaliação de conteúdos curriculares de matemática como exemplo de Ação Educativa na perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas. Para tanto, apresenta-se o conceito de Agir Comunicativo sob o aspecto da linguagem e do discurso, define-se Competência Comunicativa, defende-se Ação Educativa como possibilidade de Agir Comunicativo com crianças e adolescentes e expõe-se o caso das Avaliativas da Escola Maria Peregrina. Conclui-se que avaliar na perspectiva do Agir Comunicativo preza pela formação do aluno, segundo os critérios de uma Teoria Crítica da Educação, e cumpre função comunicativa ao privilegiar ações orientadas ao Entendimento, em detrimento de uma função sistêmica orientada a ações que visam “produto”. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deise Aparecida Peralta, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira /UNESP -campus Ilha Solteira e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos / UNESP- Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto.

Alana Fuzaro de Barros Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino e Processos Formativos / UNESP- Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto.

Publicado

2018-01-21

Cómo citar

Peralta, D. A., & Rodrigues, A. F. de B. (2018). Avaliação como Ação Educativa na Perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 143-161. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/767

Número

Sección

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática