Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014)

Autores/as

  • Maiara Aline Junkerfeurbom
  • Tiago Emanuel Klüber

Palabras clave:

PNLD. Educação Matemática. Tendências educacionais. Tarefas investigativas.

Resumen

A Investigação Matemática é uma importante tendência da Educação Matemática, seja pela literatura produzida sobre o assunto, seja por sua presença em documentos oficiais. No entanto, a partir do estudo da literatura, observou-se que há poucos estudos que reúnem tarefas de Investigação Matemática para o ensino de Matemática, voltado à Educação Básica. Sob essas condições, assumindo aspectos da pesquisa qualitativa, este trabalho analisa os livros didáticos da disciplina de Matemática, aprovados pelo PNLD 2014, a fim de averiguarmos a presença de tarefas com características desta tendência, interrogando: Os livros didáticos do 8º ano, aprovados pelo PNLD 2014, contemplam tarefas de Investigação Matemática? Quais são estas tarefas? Com que frequência aparecem? O que isso revela? Foram realizadas reflexões sobre a presença dessas tarefas no tocante ao seu papel na prática pedagógica dos professores de Matemática. A partir desta análise, conclui-se que tais tarefas pouco aparecem nos livros analisados. 

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Publicado

2017-10-23

Cómo citar

Junkerfeurbom, M. A., & Klüber, T. E. (2017). Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014). Educação Matemática Em Revista, 22(55), 7-16. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/722

Número

Sección

Ensaio Teórico