Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil

Autores/as

  • Alessandra Rodrigues de Almeida Unicamp
  • Karina Luiza Silva Fernandes Unicamp
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC Campinas

Resumen

Este texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.

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Biografía del autor/a

Alessandra Rodrigues de Almeida, Unicamp

Licenciada em Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – UNICAMP.

Karina Luiza Silva Fernandes, Unicamp

Licenciada em Pedagogia, Professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Campinas-SP. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela UNICAMP

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC Campinas

Professora da PUC-Campinas, atuando nas licenciaturas e na Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

de Almeida, A. R., Fernandes, K. L. S., & Megid, M. A. B. A. (2017). Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 98-105. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714

Número

Sección

Relatos de Experiência