Levantamento das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: um olhar para a formação de professores que ensinam Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3203

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Gamificação, Formação de professores de Matemática, Educação Matemática.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar um levantamento e análise das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e suas potencialidades em educação, mais especificamente aquelas que são voltadas para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, apresentamos uma discussão acerca das Metodologias Ativas e da Gamificação, bem como sua utilização no cenário educacional, destacando as principais características dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) considerando as palavras-chave “Gamificação” AND “Matemática” e “Gamificação AND Matemática”, com o intuito de direcionar a busca por referências favoráveis ao estudo proposto. Foram identificados 44 estudos realizados no período de 2013 a 2021, dos quais analisamos as contribuições que as cinco pesquisas encontradas que tratam da Gamificação na perspectiva da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática trazem. Foram analisados a filiação da produção, os objetivos, os referenciais teóricos, os sujeitos das pesquisas, as perspectivas metodológicas e os elementos de jogos utilizados. Após a leitura das pesquisas, agrupamos as principais informações em tabelas, o que nos possibilitou a criação de quadros que deram suporte à interpretação dos resultados. Em linhas conclusivas, o levantamento aqui apresentado permite uma série de discussões e reflexões, sendo uma delas a necessidade de mais estudos que foquem no uso da Gamificação na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AIUB, M. M. R. Gamificação no ensino de Matemática com jogos de Escape Room e RPG: percepções sobre contribuições e dificuldades, 2020. 147f. Dissertação (Mestrado) — Instituto de Física Gleb Wataghin. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 2020.

BORGES, S. S.; DURELLI, V. H. S.; REIS, H. M.; ISOTANI, S. A systematic mapping on gamification applied to education. In: Proceedings of the 29th annual ACM symposium on applied computing. 2014. p. 216-222.

BRITO, C. S. Desafios e percepções docentes acerca da gamificação no ensino de Matemática a partir de um processo de formação. 2020. 132p. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista. 2020.

BUSARELLO, R. I. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016.

COELHO, J. A. P. Uso de Gamificação em Cursos Online Abertos e Massivos para Formação Continuada de Docentes de Matemática. 2017. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) — Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora. 2017.

CUNEGATO, M. P.; DICK, M. E. A utilização de estratégias de gamificação em uma interface digital. XV SBGames, São Paulo. Proceedings of SBGames, p. 281-287, 2016.

DELISLE, R. Como realizar a Aprendizagem Baseada em Problemas. Porto: Asa Editores, 2000.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKLE, L. From game design elements to gamefulness: defining “gamificationâ€. In: Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 2011. p. 9-15.

FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013.

FERREIRA, B. S. O uso da gamificação como estratégia didática na capacitação de professores para o uso de softwares educativos. 2015. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília. Brasília. 2015.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 – 2012. - Campinas: FE/UNICAMP. E-book, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf. Acesso em: 22 de maio 2021.

GARCIA, A. Gamificação como prática pedagógica docente no processo ensino e aprendizagem na temática da inclusão social. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Londrina. 2015.

HUOTARI, K.; HAMARI, J. Gamification from the perspective of service marketing. In: Proc. CHI 2011 Workshop Gamification. 2011. Disponível em: http://gamification-research.org/wp-content/uploads/2011/04/14-Huotari.pdf. Acesso em: 10 de abr. 2021.

KOPFLER, E.; OSTERWEIL, S.; SALEN, K. Movinglearning games forward: obstacles, opportunities & openness. Massachusetts: The Education Arcade. 2008. Disponível em: http://education.mit.edu/papers/MovingLearningGamesForward_EdArcade.pdf. Acesso em: 10 de abr. 2021.

PADILHA, R. O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada ao GeoGebra. 2018. 174f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) — Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. 2018.

SOUZA, O. G.; TINTI, S. D. Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: panorama de pesquisas desenvolvidas em Mestrados Profissionais. TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 74-97, 2020.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press. 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/For_the_Win.html?id=aL2tzgEACAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 01 de set. 2020.

ZICHERMANN, G.; LINDER, J. The Gamification Revolution. New Delhi: McGraw Hill Education. 2013.

Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Martins, A. C., & Tinti, D. da S. (2022). Levantamento das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: um olhar para a formação de professores que ensinam Matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 84-105. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3203

Número

Sección

Artigos