Revisión Integrativa sobre el Proceso de Abstracción en la Investigación acerca de la Formación de Profesores que Enseñan Matemáticas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3170

Palabras clave:

Formación docente, Abstracción, Teoría Histórico-Cultural

Resumen

Este artículo presenta resultados de estudio de revisión integradora sobre el proceso de abstracción en investigaciones en contexto de la formación de profesores que enseñan matemáticas. Es una investigación bibliográfica guiada por la pregunta: ¿cómo investigadores brasileños, en sus tesis doctorales, desarrollan el proceso de abstracción en la formación de profesores que enseñan matemáticas? Su objetivo es mapear y analizar tesis publicadas, de 2010 a 2020, en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, que abordan el proceso de abstracción en la formación de profesores que enseñan matemáticas bajo la luz de la Teoría Histórico-Cultural. De las cuatro tesis analizadas, una fue desarrollada en el contexto de la formación de profesores. El análisis permitió concluir que en la región sur de Brasil no existen tesis doctorales sobre el tema. Al fin, los hallazgos demuestran solamente cómo los autores describen las abstracciones en la relación entre concreto y abstracto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josélia Euzébio da Rosa , Universidade do Sul de Santa Catarina

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Em 2019 foi consultora do Currículo Base do Território Catarinense (2019), no componente de Matemática. Suas pesquisas são organicamente vinculadas ao GEPAPe (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica - USP). O GEPAPe abarca uma rede nacional de grupos de pesquisa organizada em núcleos regionais. Dentre os grupos que constituem o núcleo catarinense está o TedMat (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática) e GPEMAHC (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática uma Abordagem Histórico-Cultural). A pesquisadora em referência é líder do TedMat (Unisul) e vice líder do GPEMAHC (UNESC). Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos, destacam-se: 1) Produção de conhecimento docente dos professores que ensinam matemática no Ensino Fundamental: uma análise na abordagem histórico-cultural (CNPq); 2) Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia (CNPq) 3) Conhecimentos matemáticos na formação inicial de professores do Ensino Fundamental I (FAPESC); 4) Aprendizagem sobre o modo de organização do ensino de Matemática por acadêmicos de Pedagogia com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental (FAPESC). Esses projetos sustentam, além da pesquisa, as ações de gestão, ensino e extensão de modo indissociável. Neste sentido, a pesquisadora aprovou e coordenou dois Cursos de Especialização com bolsas para os professores da Educação Básica pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Ao todo foram 140 bolsas distribuídas para 5 turmas. Três turmas no Curso de Especialização em Fundamentos e Organização Curricular e duas no Curso de Especialização em Inovação na Educação. Estes cursos, com bolsas para professores da Educação Básica, se constituíram em um profícuo contexto de articulação entre pesquisa, ensino, extensão e gestão. As aulas, tanto na graduação quanto em nível de pós-graduação são desenvolvidas no contexto de cooperação interinstitucional. Desta parceria surgiu, em 2013, o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática UNISUL, UNESC, UNIBAVE e UESPI, com edições anuais. A partir de 2019 o evento foi transformado em internacional por meio de um Acordo de Cooperação Acadêmica Internacional firmado entre Universidade de Aveiro (Portugal) e Unisul. Durante o evento, que ocorre anualmente, estudantes, professores e pesquisadores apresentam suas aprendizagens e produções relacionadas ao modo de organização do ensino de matemática. Ainda sob o guarda-chuvas dos cinco projetos mencionados resultaram várias produções, dentre elas, destaca-se a organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul (2014); Dossiê - Sistema Didático Elkonin-Davidov-Repkin, publicado na revista Obutchénie/UFU (2021) e vários artigos, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos.

Citas

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121 – 136, 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 11 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. 4. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.

FARIA, E. M. A contribuição da teoria histórico-cultural de Vygotsky para o ensino e a aprendizagem de algoritmo. Tese [Doutorado em Educação]. Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC (Goiás), 2013.

ILIENKOV, E. V. La ascensión de lo abstracto a lo concreto en principios de la lógica dialéctica. In: JIMÉNEZ, A. T. Teoría de la construcción del objeto de estudio. México: Instituto Politécnico Nacional, 2006. p. 151- 200.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA-INEP. Relatório de resultados do Saeb 2019, volume 1: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e séries finais do Ensino Médio. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÃSIO TEIXEIRA-INEP. Relatório dos resultados do Brasil no Pisa 2018. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020.

KOPNIN, P. V. A Dialética como Lógica e Teoria do Conhecimento. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S. A, 1978.

MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; RIBEIRO, F. D.; PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Organizado por Manoel Ariosvaldo de Moura. Brasília: Liber Livros, 2010. p. 81-110.

ROSA, J. E.; FONTES, M. S. Modo de organização do ensino de matemática à luz da teoria do ensino desenvolvimental. Revista Brasileira de Educação [online]. 2022, v. 27. [Acessado 27 Junho 2022], e270047. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270047. Epub 24 Jun 2022. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270047.

ROSA, J. E.; ANTUNES, I. C. Modelagem à luz da Teoria Histórico-Cultural. Ensino da Matemática em debate, v. 8, n. 1, p. 182-212, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/51799. Acesso em: 11 de maio. 2022.

ROSA, J. E.; BECKER, F. Desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem do conceito de ângulo por meio de quatro ações de estudo davidovianas em um contexto de formação inicial de professores. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 5, n. 2, p. 484-516, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/61411. Acesso em: 11 de maio. 2022.

ROSA, J. E.; MARCELO, F. S. Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização de numeração no contexto da formação inicial de professores. Revista de Educação Matemátic (REMat), São Paulo, v. 10, n. 10, p. 1-21, e022023, 2022, eISSN: 2526-9062. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/610/502. Acesso em: 09 de jun. 2022.

SANTA CATARINA. Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.

SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do Ensino médio do território catarinense – caderno 2 - áreas do conhecimento. Florianópolis: SED, 2021.

SILVA, M. M. A apropriação dos aspectos constituintes da atividade pedagógica por professores de matemática em formação inicial. Tese [Doutorado em Educação]. Universidade Federal de Goiás – UFG, 2018.

SOARES, L. H. A dialética entre o concreto e o abstrato na construção do conhecimento matemático. Tese [Doutorado em Educação]. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2015.

SPINELLI, W. A construção do conhecimento entre o abstrair e o contextualizar: o caso do ensino da matemática. Tese [Doutorado em Educação]. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, 2011.

VENENCIANO, L.; POLOTSKAIA, E.; MELLONE, M.; RADFORD, L. An introduction to multiple perspectives on Davydov’s approach in the XXI century. Educational Studies in Mathematics, v. 106, p. 323-326, 2021.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado

2023-05-15

Cómo citar

Euzébio da Rosa , J. ., & Oliveira dos Santos, C. de. (2023). Revisión Integrativa sobre el Proceso de Abstracción en la Investigación acerca de la Formación de Profesores que Enseñan Matemáticas. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3170