Educação Financeira no Ensino Médio: atividades didáticas elaboradas por licenciandos em Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2993

Palabras clave:

Educação Matemática, Tomada de decisão, Cenários para investigação, Contexto

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular indica a necessidade de tecer discussões sobre Educação Financeira na Educação Básica, de forma transversal e integrador, apesar de grande parte de suas menções serem geradas no componente curricular Matemática. Além de inserir essa temática nas escolas brasileiras, é pertinente discutir sobre a Educação Financeira na formação do professor de Matemática, preparando-o para seu futuro campo profissional. Dessa forma, objetivamos apresentar atividades didáticas sobre Educação Financeira voltadas ao Ensino Médio, elaboradas por licenciandos em Matemática de uma universidade pública paulista. Como aporte teórico, adotamos os apontamentos de Educação Financeira Escolar, da Educação Matemática Crítica e três descritores: Interpretação do Contexto, Tomada de Decisão e Argumento na Tomada de Decisão. Esperamos que as atividades apresentadas possam colaborar com a real inserção da Educação Financeira na Educação Básica, sobretudo por momentos relacionados ao contexto dos estudantes, à realidade e à criticidade.

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Citas

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Berres Hartmann, A. L. (2022). Educação Financeira no Ensino Médio: atividades didáticas elaboradas por licenciandos em Matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 244-255. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2993

Número

Sección

Atividades para Sala de Aula