Materiais Curriculares para professores que ensinam Matemática e Prática Pedagógica

possível leitura da dimensão interacional

Autores/as

  • Paulo Diniz Universidade Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2948

Resumen

Este estudo teve como propósito identificar e compreender as mensagens da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares delineados para apoiar a aprendizagem de professores que ensinam Matemática. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a análise documental. Na base da teoria dos códigos, de Basil Bernstein, inferiu-se sobre os graus de enquadramento expressos nos materiais, no que se refere às regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas e às regras de conduta na interação de professores e alunos em sala de aulas. A análise dos dados sugere que, enquanto nas regras de conduta dos sujeitos na prática pedagógica o enquadramento tende a se enfraquecer, nas regras de seleção de estratégias de resolução de tarefas o enquadramento tende a se fortalecer. O enfraquecimento das regras de conduta sugere que a produção de soluções das tarefas ocorreu num processo compartilhado.

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Biografía del autor/a

Paulo Diniz, Universidade Federal da Bahia

Educação

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Diniz, P. ., & Barbosa, J. C. (2022). Materiais Curriculares para professores que ensinam Matemática e Prática Pedagógica: possível leitura da dimensão interacional. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 141-154. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2948

Número

Sección

Artigos