A medida de comprimento nos documentos curriculares: uma análise da introdução desse conteúdo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2894

Palabras clave:

Educação Matemática., Desenvolvimento Curricular, Emai, Medidas, Comprimento

Resumen

Este artigo se propôs a analisar as indicações curriculares para a introdução da medida de comprimento nos Anos Iniciais à luz de Clements e Stephan. A investigação, de natureza bibliográfica/documental, procurou relacionar tal introdução proposta nos documentos paulistas – Currículo e material de apoio Emai – às orientações dos documentos curriculares federais e buscar elementos que contribuíssem para a construção cognitiva do conceito de medição.  Foi possível observar nas orientações contidas no documento, a preocupação tanto com a função social que o impacto do uso de medidas tem no cotidiano como com os procedimentos que são utilizados para medir. Contudo, não ampliam a discussão acerca da complexidade da construção cognitiva desse saber no ato físico de medir nem na sua quantificação.

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Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Martins Marciliano, A. M., & Garcia Silva, A. da F. (2022). A medida de comprimento nos documentos curriculares: uma análise da introdução desse conteúdo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 43-57. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2894

Número

Sección

Artigos