Diálogos entre Professores de Matemática em Formação e Professores de Matemática Experientes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2832

Palabras clave:

Licenciatura, Formação de Professores., Diálogo, Educação Matemática

Resumen

Este artigo relata a experiência vivida por uma turma de primeiro período de um Curso de Licenciatura em Matemática, na cidade de Petrópolis/RJ, em que os licenciandos (professores de matemática em formação) puderam dialogar com três professores de matemática mais experientes sobre suas histórias profissionais na Educação Básica. Buscaram-se algumas reflexões acerca do próprio ato de dialogar como um agir comunicativo que cria cenários de aprendizagem mais interativos. Para análise da atividade, três dos professores em formação realizaram uma resenha crítica sobre os encontros com os professores experientes, evidenciando, assim, a possibilidade de reflexões sobre a prática desde o início da formação do professor, destacando o amor à profissão, outras formas de apresentar a matemática aos alunos, a relação professor-aluno e a importância do estágio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista, v. 34, 2018.

D’ALTE, I., PETRACCHI, P., FERREIRA, T., CUNHA, C., SALGADO, J. Self Dialógico: Um convite a uma abordagem alternativa ao problema da identidade pessoal. Interacções, n. 6, p. 8-31, 2007.

D’AMBROSIO, U. Memória de minhas relações com Paulo Freire. Bolema, v. 35, n. 69, p. v-xix, 2021.

FAGUNDES, T. B. Os conceitos de professor pesquisador e professor reflexivo: perspectivas do trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 281-298, 2016.

FIORENTINI, D. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos, v. 11, p. 61-82, 2013.

GUTIERREZ, G. L.; ALMEIDA, M. A. B. Teoria da Ação Comunicativa (Habermas): estrutura, fundamentos e implicações do modelo. Veritas, v. 58, n. 1, p. 151-173, 2013.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Acción Comunicativa. Trad. Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus, 1988. v. I e II.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, p. 113-147, 2004.

LUZ, V. S.; MACHADO, C. C. O diálogo como elemento motivador de uma prática de ensino voltada ao processo investigativo. Educação Matemática em Revista, v. 22, n. 55, p.110-124, 2017.

LYRA, L. R.; CUSTÓDIO, J. F. Em quem me espelhei para ser o professor formador que sou. Vidya, v. 41, n. 1, p. 1-13, 2021.

MEIRELES, D. S. L.; MEIRELES, R. F.; TAHIM, A. P. V. O.; CARNEIRO, S. N. V. A teoria do agir comunicativo e sua contribuição para a relação professor-aluno no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 97–112, 2017.

MOREIRA, P. C. 3+ 1 e suas (In) Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema, v. 26, p. 1137-1150, 2012.

PONTE, J. P. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e matemática, n. 31, p. 9-20, 1994.

SCORSOLINI-COMIN, F. Diálogo e dialogismo em Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: contribuições para a educação a distância. Educação em Revista, v. 30, p. 245-266, 2014.

Publicado

2022-12-19

Cómo citar

Melo, T. B. de, Lopes Silva, L., Erthal Trindade Zambonelli, L., & Henter de Melo Dias, T. (2022). Diálogos entre Professores de Matemática em Formação e Professores de Matemática Experientes. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 217-226. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2832

Número

Sección

Relatos de Experiência