Interdisciplinaridade & Educação Matemática

Uma Revisão Integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2714

Resumen

Este artigo tem como objetivo compartilhar uma pesquisa de Revisão Integrativa sobre a produção científica da Interdisciplinaridade em Educação Matemática. O periódico Bolema (Boletim de Educação Matemática) foi utilizado como base de dados neste estudo. Vale ressaltar que existem poucos tipos de pesquisa em Revisão Integrativa no âmbito da Educação Matemática. Assim, este artigo também visa contribuir para esse debate metodológico. Os dados coletados foram organizados em duas categorias emergentes que foram analisadas, evidenciando o esforço inicial de Educadores e Educadores Matemáticos na produção de conhecimento e conhecimento próprio sobre a Interdisciplinaridade em Educação Matemática, essenciais para o desenvolvimento deste processo filosófico, teórico e metodológico. No entanto, é necessário avançar nas discussões sobre a Interdisciplinaridade na Educação Matemática por meios filosófico, epistemológico, metodológico e político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Licenciando em Matemática pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além de realizar atividades de pesquisa (iniciação científica), também compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac) da Unesp. Atua como membro do "Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade" (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Seus estudos e reflexões permeiam a área de Educação Matemática com ênfase em Desenvolvimento Curricular e Teoria Crítica (vertente habermasiana), permeando discussões no campo da Educação Comparada. É Sócio Aspirante da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Silvia Regina Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Matemática pela Unesp/Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP/São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que, desde 2009, no Departamento de Matemática da UNESP/Ilha Solteira. Possui experiência em Educação a Distância (EaD) devido à prestação de serviços para a Univesp- Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática e, desde 2019, com o viés da Educação Inclusiva. Fez parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Programa de mestrado semipresencial na área de Matemática). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM e membro do LaTeDIP - Laboratório de Tecnologias para o Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas. Coordenou subprojeto PIBID/Unesp/Ilha Solteira/Matemática de 2014 a 2018 e, coordenou, desde fevereiro de 2019 até fevereiro de 2020 o Núcleo de Matemática/Residência Pedagógica/Rio Claro - Ilha Solteira.

Publicado

2022-09-30

Cómo citar

Taveira, F. A. L., & Silva, S. R. V. da. (2022). Interdisciplinaridade & Educação Matemática: Uma Revisão Integrativa. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 110-126. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2714

Número

Sección

Artigos