Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução
Palabras clave:
Jogos matemáticos, Torre de Hanói, Dedução, ConstrutivismoResumen
A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE.