Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução

Authors

  • Saulo Silva Gusmão Filho Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

Jogos matemáticos, Torre de Hanói, Dedução, Construtivismo

Abstract

A matemática é considerada por muitos estudantes como uma matéria difícil e cansativa de ser aprendida, e juntamente com o ensino tradicional e suas aulas expositivas que essas denominações foram ampliadas. Este artigo tem o construtivismo como base metodológica e visa apresentar uma proposta para a utilização da Torre de Hanói como base para o ensino e desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos, tais como sequência recursiva, funções, progressões e conversão de unidades de tempo. De forma que os discentes possam formular hipóteses, fazer e validar conjecturas, observar e tentar encontrar relações com os dados recolhidos e deduzir fórmulas, proporcionando, dessa forma, a socialização entre os alunos, com momentos de aprendizagem compartilhada e desenvolvendo, nos mesmos, um novo olhar e uma nova forma de “pensar matemática”. Esta experiência ocorreu com alunos do terceiro ano da escola EREM Padre Osmar Novaes da cidade de Paulista, PE.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Saulo Silva Gusmão Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco.

Published

2020-03-31

How to Cite

Gusmão Filho, S. S. (2020). Utilizando a Torre de Hanói para Promover Momentos de Dedução. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 252 - 265. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2042

Issue

Section

Relatos de Experiência