Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA)

Autores/as

  • Luis Fernando Pacheco Pereira Universidade Anhanguera
  • Elizabete Leopoldina da Silva Universidade Anhanguera

Palabras clave:

Educação Matemática Inclusiva. Distúrbio de Déficit de Atenção. Sala de aula invertida.

Resumen

As instituições de ensino têm aplicado novas metodologias, para proporcionar melhores resultados de aprendizagem. Este trabalho busca analisar se o método Flipped Classroom é eficaz no auxílio à aprendizagem de Cálculo I, para alunos com Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Utiliza-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em observação, entrevistas e comparação de resultados acadêmicos. Na turma A, a professora aplicou o método, valorizando o estudo prévio. Na turma B, a professora apenas orientou sobre o estudo prévio. Na turma C, apenas disponibilizou o material previamente. De posse das notas, observou-se que: o aluno com DDA da turma A foi aprovado e participou ativamente das atividades em sala. O aluno da turma B teve um desempenho inferior, esclarecia dúvidas e realizava as atividades. O aluno da turma C teve um desempenho bem inferior, não realizava as atividades, ignorava as explicações e apenas copiava as respostas. Dessa forma, pode-se verificar a eficácia do método para alunos com DDA.

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Biografía del autor/a

Luis Fernando Pacheco Pereira, Universidade Anhanguera

Educação Matemática Inclusiva

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Pereira, L. F. P., & da Silva, E. L. (2019). Aula Invertida: uma perspectiva de trabalho com alunos com Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA). Educação Matemática Em Revista, 24(64), 239-251. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1987

Número

Sección

Educação Matemática na Escola Inclusiva