Crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental e a Representação do Espaço

Autores/as

  • Mônica Cerbella Freire Mandarino
  • Renata Alves da Silva Martins

Palabras clave:

geometria, representação plana, sequência didática, anos iniciais do ensino fundamental.

Resumen

Relatamos uma experiência de aplicação de uma sequência didática planejada com o objetivo de investigar as hipóteses de crianças do 2º ano de escolaridade, de uma escola pública do Rio de Janeiro, quando desafiadas a representar objetos e a sala de aula no plano do papel. A experiência evidencia que nem sempre a compreensão da criança de uma representação coincide com a desejada pelo professor, e que as estratégias de representação são coerentes com as habilidades de visualização desenvolvidas e com as hipóteses enunciadas pelas crianças ao descreverem seus trabalhos. Destacamos, ainda, a importância de diferenciar o trabalho com perspectiva de visualização de observadores daquele
que pretende sistematizar o conceito de ‘vistas’ em Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Mandarino, M. C. F., & Martins, R. A. da S. (1). Crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental e a Representação do Espaço. Educação Matemática Em Revista, (29), 19-25. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/182

Número

Sección

Artigo Teórico