Percepções de Sujeitos da EJA Sobre Conceitos Geométricos e Medidas: Implicações para a Prática Docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1754

Resumen

O artigo analisa percepções de sujeitos da EJA sobre o conhecimento geométrico e de grandezas e medidas, discutindo as implicações teóricas e metodológicas para a apropriação de conceitos em Matemática. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, procedeu-se à observação de aulas e à análise documental, coletando-se os dados em um ambiente de pesquisa-ação colaborativa. Em geral, os educandos da EJA trazem para a escola um vasto repertório de situações matemáticas que vivenciam no dia a dia. No entanto, essas habilidades geralmente não são muito exploradas no cotidiano das salas de aula. Essa conduta escolar restringe o desenvolvimento de habilidades como a de resolver problemas, tomar decisões, interpretar informações e adaptar-se às mudanças do processo produtivo. Os resultados apontam para as consequências teóricas e práticas da decisão de pensar o ensino de Matemática como componente de alfabetização na educação de jovens e adultos, bem como indica aspectos centrais da abordagem metodológica necessária.

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Biografía del autor/a

José Carlos Miguel, FFC - UNESP - campus de Marília

Departamento de Didática
Programa de Pós-graduação em Educação

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Miguel, J. C. (2020). Percepções de Sujeitos da EJA Sobre Conceitos Geométricos e Medidas: Implicações para a Prática Docente. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 69 - 85. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1754

Número

Sección

Artigos