Percepções de Sujeitos da EJA Sobre Conceitos Geométricos e Medidas: Implicações para a Prática Docente
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1754Abstract
O artigo analisa percepções de sujeitos da EJA sobre o conhecimento geométrico e de grandezas e medidas, discutindo as implicações teóricas e metodológicas para a apropriação de conceitos em Matemática. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, procedeu-se à observação de aulas e à análise documental, coletando-se os dados em um ambiente de pesquisa-ação colaborativa. Em geral, os educandos da EJA trazem para a escola um vasto repertório de situações matemáticas que vivenciam no dia a dia. No entanto, essas habilidades geralmente não são muito exploradas no cotidiano das salas de aula. Essa conduta escolar restringe o desenvolvimento de habilidades como a de resolver problemas, tomar decisões, interpretar informações e adaptar-se às mudanças do processo produtivo. Os resultados apontam para as consequências teóricas e práticas da decisão de pensar o ensino de Matemática como componente de alfabetização na educação de jovens e adultos, bem como indica aspectos centrais da abordagem metodológica necessária.