Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões

Autores/as

  • Christian James Henschel FURB (Universidade de Blumenau)
  • Tânia Baier

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Ensino Médio, Progressões Geométricas, Música, Aprendizagem Significativa,

Resumen

Este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica ligando matemática com música durante o desenvolvimento de uma oficina realizada no espaço escolar visando à aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos. A oficina foi realizada com alunos de diferentes anos do ensino médio focando o estudo das progressões geométricas na determinação da posição dos trastes de um violão e na determinação das frequências sonoras geradas pela escala igualmente temperada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christian James Henschel, FURB (Universidade de Blumenau)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Blumenau - FURB (2016), Especialização em Educação Interdisciplinar (2017) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Ibirama e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB (2017). Atualmente cursa Licenciatura em Física, no Instituto Federal Catarinense (IFC) unidade urbana de Rio do Sul. Atua como professor do quadro de efetivos na disciplina de matemática no ensino fundamental séries finais da E.M. Christa Sedlacek, em Ibirama.

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

Henschel, C. J., & Baier, T. (2020). Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 201 - 214. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1742

Número

Sección

Relatos de Experiência