Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões

Authors

  • Christian James Henschel FURB (Universidade de Blumenau)
  • Tânia Baier

Keywords:

Ensino de Matemática, Ensino Médio, Progressões Geométricas, Música, Aprendizagem Significativa,

Abstract

Este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica ligando matemática com música durante o desenvolvimento de uma oficina realizada no espaço escolar visando à aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos. A oficina foi realizada com alunos de diferentes anos do ensino médio focando o estudo das progressões geométricas na determinação da posição dos trastes de um violão e na determinação das frequências sonoras geradas pela escala igualmente temperada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Christian James Henschel, FURB (Universidade de Blumenau)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Blumenau - FURB (2016), Especialização em Educação Interdisciplinar (2017) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Ibirama e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB (2017). Atualmente cursa Licenciatura em Física, no Instituto Federal Catarinense (IFC) unidade urbana de Rio do Sul. Atua como professor do quadro de efetivos na disciplina de matemática no ensino fundamental séries finais da E.M. Christa Sedlacek, em Ibirama.

Published

2020-03-31

How to Cite

Henschel, C. J., & Baier, T. (2020). Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 201 - 214. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1742

Issue

Section

Relatos de Experiência