Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico

Autores/as

  • Marilia Maia Moreira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Palabras clave:

Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.

Resumen

Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilia Maia Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

  • Licenciada em matemática (IFCE)
  • Especialista em ensino de matemática (UECE)
  • Mestra em educação (UFC)

Publicado

2019-06-29

Cómo citar

Moreira, M. M. (2019). Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 178-187. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629

Número

Sección

Atividades para Aula de Matemática