Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico

Authors

  • Marilia Maia Moreira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Keywords:

Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.

Abstract

Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marilia Maia Moreira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

  • Licenciada em matemática (IFCE)
  • Especialista em ensino de matemática (UECE)
  • Mestra em educação (UFC)

Published

2019-06-29

How to Cite

Moreira, M. M. (2019). Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico. Educação Matemática Em Revista, 24(62), 178-187. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629

Issue

Section

Atividades para Aula de Matemática