Aspectos de Insubordinação Criativa em Etnomodelagem

Autores/as

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

Palabras clave:

Etnomodelagem, Abordagem local, Abordagem global, Abordagem glocal, Insubordinação criativa.

Resumen

A aplicação dos métodos de modelagem tem sentido para os pesquisadores e educadores quando esses profissionais examinam os padrões matemáticos desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Atualmente, um dilema importante na educação matemática é a sua tendência contra uma orientação local em seu paradigma de pesquisa. A busca de metodologias inovadoras como a etnomodelagem é necessária para registrar as formas históricas das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas em diversos contextos culturais. Contudo, a etnomodelagem não é uma tentativa de substituir a matemática acadêmica globalizada, mas é necessário reconhecer a existência de conhecimento matemático local no currículo escolar. A insubordinação desencadeada pela etnomodelagem é criativa e evoca um distúrbio que causa uma revisão das regras e regulamentos no processo de modelagem matemática. Esse processo desencadeia um debate sobre a natureza da matemática em relação à cultura ao propor um diálogo entre as abordagens local e global de uma maneira dialógica.

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Biografía del autor/a

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunot IV

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto IV

Publicado

2019-03-29

Cómo citar

Rosa, M., & Orey, D. C. (2019). Aspectos de Insubordinação Criativa em Etnomodelagem. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 6-25. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1044

Número

Sección

Artigos