Aspectos de Insubordinação Criativa em Etnomodelagem

Authors

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

Keywords:

Etnomodelagem, Abordagem local, Abordagem global, Abordagem glocal, Insubordinação criativa.

Abstract

A aplicação dos métodos de modelagem tem sentido para os pesquisadores e educadores quando esses profissionais examinam os padrões matemáticos desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Atualmente, um dilema importante na educação matemática é a sua tendência contra uma orientação local em seu paradigma de pesquisa. A busca de metodologias inovadoras como a etnomodelagem é necessária para registrar as formas históricas das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas em diversos contextos culturais. Contudo, a etnomodelagem não é uma tentativa de substituir a matemática acadêmica globalizada, mas é necessário reconhecer a existência de conhecimento matemático local no currículo escolar. A insubordinação desencadeada pela etnomodelagem é criativa e evoca um distúrbio que causa uma revisão das regras e regulamentos no processo de modelagem matemática. Esse processo desencadeia um debate sobre a natureza da matemática em relação à cultura ao propor um diálogo entre as abordagens local e global de uma maneira dialógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunot IV

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto IV

Published

2019-03-29

How to Cite

Rosa, M., & Orey, D. C. (2019). Aspectos de Insubordinação Criativa em Etnomodelagem. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 6-25. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1044