O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais

Authors

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-7283-0367
  • Ana Maria Porto do Nascimento Universidade de Brasília (UnB)
  • Cristiano Alberto Muniz Universidade de Brasília

Abstract

O presente artigo apresenta parte dos resultados de um projeto de investigação realizado durante o curso da disciplina Educação Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Ciência e Matemática, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A microinvestigação foi realizada com o objetivo de analisar as interpretações feitas por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental de protocolos produzidos pelos alunos na resolução de situações problemas matemáticos. Participaram do trabalho uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental com seus alunos e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação – FE/UnB. A interpretação dos protocolos pela professora revela que há uma necessidade de desenvolver um olhar investigativo para compreender profundamente a produção da criança.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado em Matemática, Especialista em Educação Matemática e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq/UnB) e Formação de Professor e Currículo (CNPq/Uneb). É professor da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII-Senhor do Bonfim, em regime de dedicação exclusiva.

Published

2017-07-21

How to Cite

da Silva, A. J. N., do Nascimento, A. M. P., & Muniz, C. A. (2017). O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 48-55. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/627