Uma proposta de Modelagem Matemática para o ensino de Velocidade Média
o semáforo da Avenida João Paulo II
Abstract
O objetivo deste relato é apresentar uma proposta de atividade de Modelagem Matemática alinhada a Base Nacional Comum Curricular – BNCC que pode ser desenvolvida na Educação Básica. A atividade foi elaborada partindo da investigação do semáforo da Avenida João Paulo II, situada na cidade Capanema-PA. A ideia é que os alunos possam em grupos averiguar se o tempo de parada dos carros para que ocorra a travessia é suficiente considerando o público que constantemente está atravessando. Em um primeiro momento, é proposto a coleta de dados no local e usando ferramentas do Google Earth. Em um segundo momento, com os dados coletados e com o cálculo da Velocidade Média é possível inferir se o tempo é suficiente, fomentando discussões acerca desse tempo em relação ao público que costumeiramente atravessa no semáforo investigado. Como conclusão da investigação descrevemos a construção que pode ser virtual ou física do semáforo investigado, usando os dados coletados, no Arduino Uno 3. Durante a descrição da proposta é possível perceber características do processo de Modelagem Matemática, como: coleta de dados reais dos alunos, usar conteúdos matemáticos para solucionar problemas abertos, encontrar e discutir diferentes respostas para um problema a partir do semáforo construído no Arduino Uno 3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.