O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica

Authors

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thais Maya Koga Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Abstract

Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática - Educação Matemática

Published

2022-09-30

How to Cite

Pessoa da Silva, K. A., & Koga, T. M. (2022). O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 8-20. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2967

Issue

Section

Atividades para Sala de Aula