O fazer Modelagem Matemática por alunos de Licenciatura em Química: uma análise semiótica
Abstract
Neste artigo trazemos resultados de uma pesquisa em que objetivamos apresentar articulações entre Modelagem Matemática e Semiótica Peirceana. Em nossa investigação nos debruçamos nas lentes semióticas relativas às categorias fenomenológicas Primeiridade, Secundidade e Terceiridade estabelecidas por Peirce. Considerando o apelo de cursos superiores em atrelar teoria e prática, nos subsidiamos na modelagem como alternativa pedagógica. A análise qualitativa de uma atividade de modelagem desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 nos permitiu inferir que o uso e a produção de signos estão atrelados às categorias fenomenológicas, conforme avançam para a solução do problema, evidenciando a possibilidade de implementação de atividades de modelagem no que compete a aplicações no referido curso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.