Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos
Abstract
Neste artigo objetivamos apresentar ações voltadas à superação de dificuldades enfrentadas por estudantes de Cursos Tecnólogos da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de experiências realizadas, em 2019, em um projeto de ensino, centradas no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Professora Coordenadora, e docente da instituição, com um Licenciando em Matemática, bolsista do projeto. Os dados foram produzidos por meio de questionários, avaliações e registros pessoais, e analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para atender às ideias propostas, foram realizadas monitorias que contribuíram no aprendizado dos conceitos matemáticos. As ações revelaram a importância da parceria entre a professora coordenadora e o bolsista; contribuições na formação inicial do monitor e futuro professor de Matemática; e a realização de monitorias para o ensino e aprendizagem de Cálculo para um melhor desempenho pelos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.